via Assessoria de Imprensa
Neste último sábado encerram-se as atividades da primeira edição potiguar da Campus Party, uma das maiores experiências de tecnologia e inovação do mundo, que teve início na quarta-feira, 11 de abril, no Centro de Convenções, e contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Natal e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
“Essa edição nos surpreendeu desde antes do seu início com a venda de todos os ingressos disponíveis. A participação dos campuseiros foi contagiante em todos os palcos, workshops e hackathons, o que só confirmou a sinergia entre a proposta do evento e o potencial inovador do estado do Rio Grande do Norte”, ressalta o diretor-geral do evento, Tonico Novaes.
A presença do público na Open Campus, área aberta ao público, superou todas as expectativas. Mais de 60 mil pessoas passaram pelo espaço e puderam interagir com uma série de simuladores, acompanhar as batalhas e corridas de Drones, aprender e se inspirar no espaço de Educação para o Futuro, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.
Na Arena, os destaques das mais de 250 horas de programação foram a palestra do primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes; a apresentação do estudante mais jovem a vencer um concurso mundial promovido pela NASA, João Paulo Barrera; Dra. Rosaly Lopes, brasileira que atualmente analisa os dados da Missão Cassini – que explorou o planeta Saturno e suas Luas; Jon “Maddog” Hall, membro do Linux Professional Institute; Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional da NASA; Marcos Palhares que será o representante brasileiro da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic e os youtubers e influenciadores Irmãos Castro, La Fenix e os participantes do podcast Não Ouvo. Outro grande destaque das arenas foram os hackathons que reuniram um grande público em busca de soluções para a melhoria de políticas públicas e para o bem-estar da sociedade.
Legado INCLUDE
Na tarde de hoje no palco Feel the Future (principal) da Campus Party, foi assinada uma carta de compromisso com a Prefeitura de Parnamirim, SEBRAE, UFRN e o vereador Sueldo Medeiros para a criação de 4 laboratórios Include em Parnamirim e Natal. Os laboratórios fazem parte do projeto Include, que consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar os jovens (menores de 18 anos), moradores de comunidades carentes, da tecnologia.
“O programa tem como objetivo identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país e criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepara-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. Já temos, em diferentes fases de andamento, 72 laboratórios em 9 Estados e nossa meta é alcançar 10 mil laboratórios em todo o Brasil nos próximos anos”, finaliza Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Confira abaixo os principais números da Campus Party Natal
Total de campuseiros: 5.000, sendo 2.000 acampados
Barracas: 1500 – Sendo 1000 simples e 500 duplas
Média de idade e sexo dos participantes:
Entre 18 e 29 anos – 74%
Mulheres – 38%
Homens – 62%
Atividades:
Mais de 250 horas de conteúdos
Mais de 300 palestrantes
Programa Campus Future:
20 projetos selecionados para participar do programa
Destaques: Mag Music, C.A.PA., Sun Safe
Programa Startup & Makers:
Cerca de 30 palestras sobre empreendedorismo e inovação
40 startups, sendo 20 growth stage, 20 early stage
Destaques:
Growth – Wheelchair Tech, 99 Mercados e EveryCare
Early – Blind Dog, Good Drink e Bee Delivery
Produção e Tecnologia:
Velocidade da internet – 20 GBps fornecida pela USE Telecom
Envolvidos na organização – mais de 1.000 pessoas
Outros Números:
Patrocinadores, Apoiadores, Parceiros, Media Partners e Influenciadores – 39 empresas
Universidades – 3
Profissionais de imprensa cadastrados para cobertura – Mais de 250