A espera chegou ao fim! Hoje (21) finalmente a Microsoft revelou, em sua própria conferência, o seu novo console da oitva geração: o Xbox One.
A empresa fez questão de mostrar desde já a aparência do console e das suas diversas funcionalidades, desde entretenimento até games e serviços online.
A Microsoft divulgou um vídeo para apresentar o visual de seu novo console, juntamente com o deisgn do novo Kinect e do novo joystick do console (que teve mais de 40 modificações em relação ao seu antecessor).
Os jogos
Foi revelado pela Microsoft que o novo console terá “apenas” 15 jogos exclusivos ainda em seu primeiro ano de vida. Dentre esse 15 títulos exclusivos confirmados até o momento, 8 deles se tratam de franquias nunca vistas antes.
Os primeiros exclusivos revelados foram Forza 5 (que sairá junto com o console) e Quantum Break (da mesma produtora de Allan Wake).
[vsw id=”JxE5MaKuCEc” source=”youtube” width=”600″ height=”350″ autoplay=”no”]
Porém, foi a EA Sports que teve um espaço maior na conferência, confirmado o lançamento dos novos jogos das franquias FIFA, Madden, UFC — todas elas contando com o novo motor gráfico Ignite Engine.
Central de entretenimento
O Xbox One continuará a seguir os rumos do 360: não ser apenas um videogame, e sim uma central de entretenimento. O console terá uma maior facilidade para assistir programas de TV, seriados, filmes e até mesmo músicas em seu HD.
Outra novidade vai ser uma série live action de Halo (dirigida por Steven Spielberg) que será exclusiva para o console, ou pelo menos por um bom tempo até sair nas TVs ou DvD.
O novo Kinect e o novo controle
A nova versão do Kinect vai ser o verdadeiro responsável pela experiência oferecida pelo Xbox One. O aparelho foi aprimorado para captar de uma maneira mais precisa os movimentos de cada usuário.
Para possibilitar que todos aproveitem dessas novidades, a empresa afirmou que todos que comprarem o Xbox One também vão levar o Kinect para casa.
Sobre os boatos da conexão com a internet obrigatória, foi comentado que isso não existirá. Porém, vai caber a cada desenvolvedora desejar ou não essa conexão, mesmo que o jogo em questão não dependa da internet para funcionar, como um single player.
Instalação obrigatória e jogos usados
Por último, foi descoberto que todos os títulos do Xbox One vão exigir uma instalação para funcionar. Porém, a Microsoft afirmou que não é necessário esperar todo o processo, pois o console é capaz de lidar com ambas as tarefas de forma simultânea.
Outro ponto que chama atenção é o fato de que cada game ficará atrelado a sua conta na Xbox LIVE. Dessa forma, cada título só poderá ser aproveitado por somente um único dono — caso o disco seja repassado à outra pessoa, será preciso que ela pague uma pequena taxa à Microsoft para que seja possível instalar seu conteúdo.
–
A Microsoft encerrou a apresentação do novo console afirmando simplesmente que ele deve ser lançado até o final de 2013. Até o momento, a companhia não forneceu qualquer informação sobre o preço que será cobrado pela plataforma. Ao que tudo indica, essas informações só devem ser reveladas durante a E3 2013.