Uma pesquisa realizada pelo grupo Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR), revelou que os donos de consoles estão adquirindo cada vez mais conteúdos para downloads, os famosos DLC’s. De acordo com a pesquisa cerca de 51% dos proprietários do Xbox 360 e/ou PlayStation 3 já compraram DLC’s ou pacotes de expansão ou jogos digitais através da internet, nos últimos 12 meses. Os valores mostram uma crescente, já que em 2010 a porcentagem era de 40% e em 2009, 34%.
Os analistas da agência esperam ainda que o mercado de conteúdos para download gere, este ano, “mais de US$ 875 milhões” só na América do Norte, e estimam que esse valor passe da casa dos bilhões em 2012!
Ainda de acordo com a pesquisa, os usuários estão baixando mais conteúdo por causa de fatores como velocidades de banda larga melhor e um aumento na oferta de DLCs. Já alguns dos principais motivos que levam os 49% outros gamers a não adquirirem conteúdos para download, segundo o estudo, é a preocupação com a privacidade (47% dos casos entre os que não compram) e a falta de uma política de devolução (38%). A falta de demos e o preço alto também devem ser considreados. O menos relevante dos motivos, com 11% dos votos, é a falta de qualidade no conteúdo oferecido.
Os demais fatores que afastam os gamers dos DLCs e o crescimento da porcentagem dos que os adquirem podem ser visualizados neste gráfico:
Com esses números percebe-se que hoje as empresas já são vistas como vilãs por venderem de forma separada, contéudos que deveriam estar no disco. A tendência é que isso piore nos próximos anos. Até algo que deveria ser de graça – o modo online de alguns jogos – já está virando DLC.
DLC
DLC”s = Downloadable content. Que é nada menos que contéudos adicionais a um jogo. Pode ser ou não gratuito.