Depois de alguns problemas, estou de volta com as “Primeiras Impressões”, e para estreiar a temporada de primavera, nada melhor do que começar com o tão esperado, criticado e adorado Saint Seiya Ômega, ou, Cavaleiros do Zodíaco Ômega.
Desde quando foi anunciado, SS Ômega foi massacrado por críticas dos “super” fãs (aqueles que acham que CDZ é o motivo deles viverem se me entende) da franquia pelo seu traço bem diferente, e agora venho comunicar que o primeiro episódio vai calar a boca de muitos fãs da série, e fazer eles pensarem duas vezes antes de criticar o anime.
A História
Saint Seiya Ômega temos uma continuação cronológica da saga clássica (já que obviamente ocorre após Lost Canvas e a série clássica). O episódio começa com Saori, a deusa Atena, segurando em suas mãos um bebê chamado Kouga. Ela sofre um ataque surpresa do primeiro vilãoda série, Mars, que por algum motivo quer acabar com Atena, e então surge o grande Seiya de Sagitário (foi promovido u.u) que derrota Mars, que antes de sumir deixa um tipo de “energia negra” na deusa.
Treze anos se passam e Kouga, o mesmo bebê salvo por Seiya anos atrás, está em treinamento com a amazona (ou como dizia o Milo, a mulher cavaleiro) Shina de Cobra. Porém, descobrimos que Kouga não treina por vontade própria, e de início parece ser um garoto bem chato (que vai acabar amando ser um cavaleiro depois), ele acha que não vai conseguir se tornar um cavaleiro e é extremamente desanimado nos treinos por isso. Repentinamente, a “energia negra” deixada por Mars em Saori desperta, fazendo o próprio ser despertado (não entendi direito isso), e novamente tenta atacar Saori (e segundo Mars a própria deusa não tem mais cavaleiros de ouro pra protegê-la). Kouga, que conversava com Saori no momento em que Mars aparece, descobre que a mesma era Atena, e ao ver a querida deusa sendo atacada pelo inimigo – que segundos antes derrotou Shina facilmente – ele desperta seu poder como cavaleiro de bronze de Pegasus!
Detalhes Técnicos
Primeiro, antes pensem em desistir do anime, leiam o que vou dizer agora: Saint Seiya Ômega não tem como foco os fãs antigos (como você que viu o anime na Manchete por exemplo) e sim tenta conseguir novos fãs, como as crianças e adolescentes que não conhecem a franquia, isso quer dizer que por ser um fã da temporada clássica você não vai gostar de SS Ômega? Não.
Primeiro analisando o primeiro ponto do anime: Animação. Nada ruim, nunca duvidei da qualidade dela no anime, e não me surpreendi negativamente, um gol para Ômega. A abertura e a trilha sonora em geral, PERFECT. Para quem ainda não assistiu a abertura, pode conferi-lá abaixo, é uma versão diferente da Pegasus Fantasy, tendo como intérprete a banda MAKE UP (a mesma do tema antigo) com vocal da agradável Shoko Nakagawa.
[vsw id=”_1JvxrSlDRc” source=”youtube” width=”600″ height=”350″ autoplay=”no”]
E não é só da abertura que podemos falar, que traz um belo sentimento nostálgico de Saint Seiya, mas toda a soundtrack do episódio, sendo praticamente uma versão remasterizada e “nova” da saga clássica. Conseguindo, pelo menos na minha opinião, agradar o novo público, foco da série, e tentando agradar o público antigo.
Agora uma assunto que está sendo bem polêmico: O character design. Muitos detestaram do fundo da alma a forma feita das armaduras, que eu realmente não gostei, prefiro o jeito antigo, as armaduras parecem roupas colantes, o anime realmente pecou nisso. Outro quesito bem comentado é as armaduras armazenadas em pedras – Saint Seiya é um anime de fantasia – mas talvez exageraram nisso, talvez não: Vocês já imaginaram os cavaleiros andando em uma floresta, por exemplo, com aquelas Pandoras Box enormes?
Considerações Finais
Vou repetir novamente para que não seja esquecido, o público alvo não é você, que acompanhou o anime original quando era criancinha, e sim os futuros fãs que ainda não conhecem a série, se você não é fã da franquia, comece a ver a saga do Seiya e Cia, confira Lost Canvas e assista pelo menos alguns 3 ou 4 episódios de Ômega para poder ter sua opinião formada sobre o anime.
Saint Seiya Ômega não empolga tanto quanto o primeiro episódio da Saga do Santuário, ou de Lost Canvas, mas está longe de ser criticado tão violentamente pelos fãs da série, ESQUEÇA TUDO QUE VIU, apenas assista normalmente Omega sem ficar comparando com o antigo, assistir o novo anime não vai matar, não acho que possa ser a melhor estréia da temporada (onde minhas apostas estão em Kuroko no Basket e Medaka Box, Rock Lee se mostrou perca de tempo).
Está na hora de pararmos com essa besteira de que por ter traço simples é infantil, assistir Ben 10 não é pior do que ver uma centena de outros péssimos animes que existem, continuo com a opinião que Cavaleiros dos Zodíaco Ômega tem de tudo para matar as saudades dos fãs. Enfim, resta torce para que o Pegasus nos dê a força para continuar a assistir.