Depois de um longo tempo sem nenhuma review (confira a de O Túmulo dos Vagalumes aqui), agora a análise da vez vai ser de um anime que tirou muitas lágrimas: Angel Beats!.
Angel Beats! é um anime com 13 episódios produzidos pelos estúdios P.A. Works e Aniplex e dirigido por Seiji Kishi (Persona 4: The Animation e Ragnarok), e logo depois com o sucesso da obra foram lançados um mangá e alguns light novels.
O anime é um seinen que mistura elementos de ação, comédia, MUITO drama e um pouco de romance.
História
Angel Beats! se passa em uma escola de “vida após a morte”, em algum lugar entre o Céu e a Terra, onde os alunos adolescentes aprendem a abandonar todas as tristezas e arrependimentos que vieram a acontecer em suas vidas, antes de reencarnar em uma nova vida. Porém, muitos com medo de desaparecer para sempre, acabam formando uma organização liderada por Yurippe, cujo objetivo é lutar contra Deus, devido ao destino que todos haviam sofrido na vida real.
O primeiro episódio começa quando Otonashi, rapaz que se vê nesse mundo “pós-morte” e é convidado para entrar nessa organização e enfrentar uma “Anjo” que existe naquele local. Nisso, o garoto vai conhecendo as mortes e passados tristes dos integrantes do grupo.
Análise
Como de costume, vamos analisar os seguintes pontos: animação, trilha sonora, personagens (arte) e trama.
No quesito animação, temos um bom trabalho dos estúdios Aniplex e P.A Works que apesar de não terem feito nada tão incrível ou espetacular, conseguiram deixar a qualidade gráfica do anime em um ótimo anime, sem problemas perceptíveis de CG, sombras ou qualquer coisa do tipo.
Durante o anime temos vários shows de música, que são uma beleza a parte, seja pela animação (luzes, entre outros efeitos) ou pela própria música.
[vsw id=”KCAYLUDEw08″ source=”youtube” width=”595″ height=”360″ autoplay=”no”]
A trilha sonora em geral do anime é muito agradável. Seja no encerramento, na abertura, nos momentos de maior tensão ou ação, Angel Beats! deve agradar o ouvido de muitos. Um destaque é a “banda” do anime chamada Girls Dead Monsters (GirlDeMo, nome abreviado) que apresenta belas canções já no primeiro episódio do anime.
Um dos poucos pontos negativos deste anime é o character design dos personagens, que não possui nada de inovador ou diferente, sendo algo bastante genérico (a personagem Yurippe, por exemplo, se assemelha muito com a Haruhi Suzumiya).
Dependendo da visão de cada pessoa, Angel Beats! pode ser um anime que não empolgue nos primeiros episódios, pelo menos por parte do enredo que está começando a ser montado, porém por outro lado temos ótimas cenas de ação nas lutas contra “a Anjo”, mas é claro, não espere ninguém voando ou soltando raios pela mão.
Outro ponto que também deixa a desejar é a falta de uma história e passado para alguns personagens. Por exemplo, o T.K, um dos personagens mais carismáticos da obra, simplesmente não tem sua aparição no ”mundo-pós morte” explicada, o que poderia ser bem interessante.
Dependendo da visão de cada pessoa, Angel Beats! pode ser um anime que não empolgue nos primeiros episódios, pelo menos por parte do enredo que está começando a ser montado, porém por outro lado temos ótimas cenas de ação nas lutas contra “a Anjo”, mas é claro, não espere ninguém voando ou soltando raios pela mão.
Ao se aproximar dos últimos episódios, a trama tem uma pequena reviravolta (plot twist) que concerteza deve mexer com o sentimento de muitos, mas que infelizmente acaba deixando a história com certas dúvidas.
Angel Beats! é um anime que de início talvez não chame a atenção de muitos, mas após o enredo começar a se desenvolver e certos (tristes) acontecimentos rolarem, vai ser quase impossível não se apegar aos personagens e o anime em si.
Independente do fim sendo bom ou não (o que é bastante discutido), Angel Beats! continua sendo uma ótimo obra para se ver e apreciar, seja pela ação, pela comédia ou pelo drama.
Nota: 9.0