Existem filmes feitos para chorar, outros apenas para emocionar o público, mas Como Treinar o seu Dragão 2, continuação direta do filme lançado pela DreamWorks em 2010, consegue se encaixar eu um meio termo enquanto expande todo o universo da franquia (que inclusive ganhou uma série animada).
Na trama, Soluço e a Astrid encontram um forte de caçadores de dragões durante um de seus vôos para mapear o entorno de sua aldeia. Ao descobrir que existe outro homem capaz de treinar as criaturas, mas com intenções um tanto malignas, Soluço sai em sua busca para tentar convencê-lo de que existe amizade entre homens e dragões. É quando ele desperta a ira do vilão, que agora pretende destruir toda a aldeia de Berk para ser o único homem no mundo capaz de dominar dragões.
Assim como no filme anterior, esta continuação continua com a mensagem sobre a amizade entre humanos e dragões: Por que dominar essas criaturas se podemos tê-las como companheiras? Por que oprimir aqueles que podem se tornar bons amigos? Esse é o tipo de pergunta que se encontra em boa parte do filme, principalmente entre o protagonista Soluço e o vilão Drago.
Se no primeiro filme, o foco era a descoberta de Soluço sobre como treinar e se relacionar com Banguela, agora há um foco justamente no entrosamento entre ele e seu dragão. O jovem viking em uma de seus voos acaba encontrando uma carismática personagem: a própria mãe dele. A partir daí, o filme começa a demonstrar um lado mais emocional com a família do protagonista.
No lado visual, Como Treinar o Seu Dragão 2 é maravilhoso, principalmente se combinado com a belíssima projeção em 3D, que faz um ótimo papel em expandir a experiência de ver o filme.
Embora o início do arco familiar de Soluço seja bastante interessante, há um corte no ritmo inicial do filme, que é apenas retomado no meio do longa. A vantagem é que, isso permite trazer novidades para o mundo da franquia. É interessante perceber que o filme não teme em fazer sacrifícios para a o amadurecimento do personagem Soluço enquanto protagonista. Ao fim, dá até vontade de assistir ao já anunciado Como Treinar o Seu Dragão 3 e acompanhar o crescimento do personagens e as consequencias deste filme na franquia.