Um dos filmes mais esperados pelos fãs de videogames já está nos cinemas, e você confere a crítica referente a ele agora: Detona Ralph (Wreck-it Ralph).
Detona Ralph é um filme de comédia em 3D produzido pela Walt Disney Animation Studios e dirigido por Rich Moore (Simpsons, Futurama), que está entrando agora no mundo dos cinemas.
Vale a pena comentar sobre uma curiosidade da produção: desde os anos 1980 a Walt Disney Pictures já analisava a possibilidade de fazer um filme de animação envolvendo o universo dos videogames, até que agora chegamos a Detona Ralph.
Detona Ralph é um vilão de um popular jogo de fliperama chamado Conserta-Felix-Jr que está comemorando 30 anos. Apesar de sempre fazer seu “trabalho”, Ralph cansou de fazer a mesma coisa sempre e ser sempre taxado como uma pessoa ruim. Como ele quer mostrar para todos que pode ser uma boa pessoa mesmo sendo um vilão, ele “foge” do seu jogo e entre num jogo de tiro em primeira pessoa chamado Missão de Héroi (Hero’s Duty) para conquistar uma medalha e, consequentemente, o título de herói.
O filme veio com uma grande responsabilidade: conseguir atrair tanto o público gamer quanto o público mais novo, e consegue atingir de boa forma ambos os públicos.
Detona Ralph tem um roteiro simples, mas nem por isso ruim. Isso acontece claramente devido ao seu lado mais “Disney”. Quase todo o filme se passa no jogo “Corrida Doce”, grande referência aos títulos como Mario Kart e seus derivados.
Os personagens são muito carismáticos, desde o próprio Ralph (que apesar de ser um vilão, tem um bom coração) até a Vanellope, onde apesar da dupla não se dar muito bem de início, vão formando uma ótima relação com o avanço da história.
A parte técnica é competente, entretanto, nada inovadora ou surpreendente. A animação e trilha sonora são ótimas como já é de costume para os filmes da Disney e Pixar, porém não é nada que te faça encher os olhos.
A dublagem também surpreende, apesar das (justas) críticas à mudança dos dubladores para atores famosos, o trio Tiago Abravanel, Rafael Cortez e MariMoon fazem um trabalho bem aceitável, que não prejudica a experiência do filme.
O máximo que pode realmente desanimar alguém é devido aos maiores “easter eggs” estarem no início do filme (citações a Mortal Kombat, Mario, Street Fighter dentre outros jogos antigos), e depois há um foco total na história do Ralph.
Detona Ralph não é um filme “épico”, mas sim agradável de se ver, principalmente se você curte games, devido as várias referências que em certas partes até contribuem com o desenvolvimento da história, além de ter todo o toque da “Disney”, fazendo-o ser filme super divertido com ótimas piadas.
Fica a recomendação, principalmente para os gamers de plantão.