Em 2009, Dragon Ball Evolution chegou aos cinemas e desde então é lembrado por ter sido a pior adaptação de uma obra feita por Hollywood, desrespeitando totalmente a franquia Dragon Ball de Akira Toryiama.
Ben Ramsey, roteirista do filme, pediu abertamente desculpas para os fãs da franquia, e assumiu a responsabilidade por tamanha tragédia em formato de longa-metragem.
“Eu sabia que esse dia eventualmente chegaria. Dragonball Evolution marcou um momento criativo muito doloroso na minha vida. Ver algo com o meu nome como roteirista ser tão insultado mundialmente é de revirar o estômago. Receber mensagens de ódio do mundo inteiro é de partir o coração. Eu passei tantos anos tentando me esquivar da culpa, mas no fim do dia tudo se resume às palavras escritas na página e eu assumo responsabilidade total para o que foi uma decepção tão grande para tantos fãs. Eu fiz o melhor que eu podia, mas no final das contas, eu deixei a bola cair.
“Eu entrei no projeto buscando um grande pagamento, não como um fã da franquia, mas como um empresário que assume uma tarefa. Eu aprendi que quando você assume uma tarefa criativa sem paixão, você acaba com resultados abaixo do esperado ou as vezes puro lixo. Então eu não culpo ninguém por Dragonball além de mim mesmo. Como um fanboy de outras séries, eu sei como é ter algo que você ama e anseia ser tão desapontador.
“Para todos os fãs de Dragon Ball, eu sinceramente peço desculpas.”
Pode ter demorado muitos anos, mas finalmente alguém da produção do filme assumiu abertamente que o resultado do filme foi uma catástrofe.