DLC´s, essa palavra está sendo um pesadelo tanto para os donos do Xbox 360 e do Playstation 3. Se você não sabe o que são DLC´s, vou dar uma rápida explicação.
Os DLC´s não são nada menos que conteúdos extras de jogos para downloads como expansão da história do jogo, roupas para personagens, armas novas e etc, sendo na sua maioria pagos.
Mas, você pergunta: Se um DLC é feito para expadir o jogo, qual é o problema nele? Eu respondo: Não há problemas em haver DLC´s, o problema é quando as empresas abusam deles, certas produtoras antes mesmo de lançar o jogo já marcam datas para lançamento de DLC´s, por quê não podem colocar todo o conteúdo do jogo logo no disco?
Muitas DLC´s, principalmente dos jogos de luta ou tiro, são de skins, ou seja, visuais diferentes para seu personagem ou arma. Citando como exemplo a DLC do jogo Geras of War 3, onde você paga 3.600 MS Points (aproximadamente R$ 80!) e você “leva” para casa um maravilhoso pacote com skins para as suas armas.
Claro, muitos jogadores de em sã consciência não vão pagar esse preço apenas por mudança de cores, mas pelo menos quero que tenham ideía do alto preço de simples DLC´s.
Jogos ou DLCs Grandes?
Mas, já imaginou quando, por exemplo, você compra um carro hoje e na outra semana lançam o mesmo carro que você comprou pelo mesmo preço só que mais completo que o seu. Pois bem, muitos gamers acabam sofrendo algo do tipo (claro que não com carros).
Vou citar como exemplo Street Fighter IV e Marvel Vs Capcom 3, ambos da Capcom.
Começando com o crossover dos hérois da Marvel e dos lutadores da Capcom. Em 2010, foi lançado Marvel Vs Capcom 3 para PS3 e Xbox 360, contendo uma qualidade gráfica bem melhor do que o seu antecessor, e vários personagens de peso como Dante, Zero e etc. Até ai tudo bem, porém 8 meses depois do lançamento do jogo, a Capcom lança Ultimate Marvel Vs Capcom 3, que é o MESMO jogo com apenas 12 novos personagens adicionais e poucos modos novos adicionais.
Com exceção das melhorias apresentadas anteriormente, tudo é idêntico ao que já existia na game anterior, era mesmo preciso lançar um novo game ou bastava liberar a atualização para download?
Agora, vamos nos voltar ao Street Fighter IV, em 2008 era lançado SF IV, que com seus gráficos renovados chamou a atenção dos fãs da sua franquia. Dois anos depois tivemos Super Street Fighet IV onde foram adicionados mais 10 personagens jogáveis, novos cenários, novo balanceamento de personagens e novas modalidades de partidas online. Mas, tudo bem. O problema logo em 2011 foi lançado o Arcade Edition, que foi mais uma expansão-DLC do game, e neste ano tivemos o Version 2012.
O jogo que começou como Street Fighter IV termina como Super Street Fighter IV Arcade Edition Version 2012, embora consideremos que as duas novidades foram expansões, porque não lançaram junto com a versão Super?
Já digo logo que não se surpreendam caso saia um Ultimate Super Street Fighter IV Ultra Arcade Edition Version 2013 ou um Ultimate Marvel vs Capcom 3 Plus Edition.
[vsw id=”-LYGplnGEJg” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]
Declarações finais
Existem sim, DLC´s bons, como exemplos tiramos “Harley Quinns Revenge” de Batman Arkham City ou Undead Nightmare, que é uma expansão da história de Red Dead Redemption, que foi muito bem aceito pelos jogadores.
Como conclusão, fica uma dúvida, no caso de DLCs: estamos mesmo expandindo a experiência do game que amamos tanto, ou estamos apenas comprando nossos jogos em prestações cada vez mais caras?