Desde quando essa moda de lançar conteúdos extras pagos por download começou, os DLC´s começaram a ser um assunto bem polêmico dentro do mercado gamer. Além de exemplos como da Capcom, que deve continuar a lançar DLC no disco, temos também o caso da Bioware, que passou a defender os DLCs no dia do lançamento dos jogos.
Quem aparenta não concorda muito com essa política é o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, que garantiu que a empresa jamais vai lançar jogos incompletos para tempos depois liberar DLCs com funções extras.
Segundo ele, a Nintendo vai continuar lançando os games completos desde o início e, se mais tarde, os jogadores quiserem retornar à aventura, encontrar novos desafios e fases, poderão talvez baixar um DLC específico com o propósito de estender a jogabilidade, mas nunca com o objetivo complementar algo que poderia estar lá desde o início.
Iwata garantiu que uma das maiores preocupações da empresa é não fazer com que os jogadores se sintam enganados, que é o que acontece quando um DLC é lançado no mesmo dia do jogo completo.
O presidente da Nintendo também declarou que um dos primeiros jogos da empresa a ter DLCs pagos será New Super Mario Bros. 2 que chega para o 3DS. O DLC vai conter algumas novas fases para aumentar a jogatina, pois a empresa afirmou que NÃO pretende lançar um novo New Super Mario Bros para o console.