Home / Animês / Primeiras Impressões – Shingeki no Kyojin

Primeiras Impressões – Shingeki no Kyojin

Com o início da temporada de abril, Shingeki no Kyojin (ou Attack on Titan) está sendo um dos animes mais comentados dentre todas as estreias.

Porém, será que realmente esse primeiro episódio é tão bom para receber os elogios? E a adaptação, será fiel a obra original? Preparem-se para a melhor estreia da temporada!

Fantástico. É a melhor palavra para descrever esse primeiro episódio de Shingeki no Kyojin, que de longe é a melhor estreia da atual temporada de animes.

[vsw id=”XMXgHfHxKVM” source=”youtube” width=”600″ height=”350″ autoplay=”0″]

Há várias décadas atrás, a humanidade foi quase exterminada pelo súbito aparecimento de seres humanoides, conhecido como Titãs. Criaturas de tamanho enorme e de inteligência aparentemente baixa, que comiam humanos por prazer. No entanto, um pequeno grupo de seres humanos sobreviveu no interior de uma cidade protegida por paredes superiores a três vezes a altura dos maiores Titãs registrados até à data.

Durante 100 anos, a cidade fortificada foi testemunha de ataques dos Titãs sem sucesso, até que um dia, o jovem Eren Jaeger e sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, foram testemunhas da aparição de um Titã colossal, fazendo uma abertura em uma das paredes exteriores da cidade, o que permitiu a entrada de um grande grupo de Titãs menores. Ambos os filhos presenciam o horror de ver sua mãe sendo comida viva por um deles. Desde aquele dia, Eren jurou vingança contra cada um dos Titãs.

http://mangamente.files.wordpress.com/2013/04/kyojin.png?w=508&h=286

O episódio já começa com uma imagem muito impactante de um mão gigantesca apoiando num muro também colossal. A narração ao fundo do Eren já foi extremamente caprichada, pois dá àquele primeiro momento um tom de desgraça que preencherá o anime inteiro.

Se em Aku no Hana (que em breve vai ser comentado aqui) a animação ”experimental” foi um gravíssimo erro, em Shingeki no Kyojin tudo parece ter encaixado perfeitamente com o clima e ritmo do anime. Desde o character design muito melhor do que a obra original (que foi rejeitada pela Shounen Jump) até o uso de cenas rápidas em CG bem feitas e o desenho dos titãs.

http://mangamente.files.wordpress.com/2013/04/kyojin2.png

A animação durante todo o episódio está em um nível muito elevado, tanto na parte da movimentação dos personagens durante os combates contra os gigantes, quanto para os cenários.

Os personagens, por exemplo, conseguem transmitir muito bem a sensação do medo de viverem como “passáros numa gaiola”, como diz o próprio protagonista, Eren.

http://gekkougear.files.wordpress.com/2013/04/shingeki_no_kyojin.png

E ao mesmo tempo, existem aqueles que se acostumaram a viver daquele jeito, e sabendo que há 100 anos que não ouve nenhum ataque, simplesmente relaxavam e acreditavam que iria viver pacificamente naquela. Com isso, a motivação do personagem de ir através das muralhas e descobrir o que os titãs são, ganha um certo valor.

O que pode assustar alguns fãs de obras mais leves, é a grande quantidade de drama que a série possui. Não que isso seja um fator negativo, pois esse drama (no decorrer do mangá) consegue ser bem aplicado, agora no anime com diversos fatores de auxílio (trilha sonora e a animação), o conteúdo com certeza vai ser bem dramático.

http://diogo4d.files.wordpress.com/2013/04/diogo4d-hattori-shingeki-no-kyojin-01.png?w=584&h=328

A abertura e encerramento são um show a parte, transmitindo extremamente bem todo o clima tenso e dramático das batalhas contras os gigantes. A abertura ao menos é de arrepiar o corpo.

Shingeki no Kyojin concerteza será um dos principais animes desta temporada, o mais assistido e recomendado. Será o melhor? Só o tempo nos dirá. O potencial é enorme e esperamos que não seja desperdiçado.

http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20121211224310/shingekinokyojin/images/4/4f/Eren_1_anime.png

Sobre Gabriel (Expresso Nerd)

Check Also

Eternity: The Last Unicorn – RPG baseado em Mitologia Nórdica chega no dia 5 de Março

O 1C Entertainment e o estúdio brasileiro Void Studios recentemente confirmaram a data de seu …