Desde que Brian Michael Bendis assumiu a franquia dos Vingadores, o universo Marvel foi abalado por várias histórias épicas, que envolveram praticamente toda a “comunidade” de super-seres da editora. Sua primeira publicação com a super-equipe foi na edição comemorativa 500, no qual ele deu início à grande reviravolta com Vingadores: A Queda.
Como o próprio nome já entrega, a HQ traz um foco em apresentar o fim do supergrupo de heróis da Marvel. Fato que pode ter causado um tumulto no momento em que foi publicado, mas fez com que Bendis reconstruísse o conceito dos Vingadores e reinventasse a revista, deixando de ser apenas história apenas com fã service, só com reunião de heróis na tentativa de gerar vendas.
Claro, é bom lembrar que “fim” para a Marvel é algo bem relativo. Neste Vingadores: A Queda, o terceiro encadernado de luxo da coleção de graphic novels da Marvel publicada pela Salvat, vemos os Vingadores em seu “pior dia da história”, como é mencionado em determinado momento da HQ. O Valete de Copas, ex-membro do grupo que até então estava morto, reaparece e mandar pelos ares a mansão dos Vingadores, levando também a vida de um membro da equipe.
Como se isso não bastasse, temos Tony Stark que, em uma reunião da ONU, ameaça a vida do embaixador da Latvéria, constatando que está bêbado e ainda tem mais: o Visão aparece de repente expelindo robôs Ultron do seu corpo. Achou pouco? Também temos até uma invasão alienígena.
No final, como de praxe, saberemos que todo o ocorrido foi arquitetado por alguém. Entretando, para um leitor que não conhece muito do universo das HQs, existe uma incrível surpresa a respeita disso. Soma-se ao mistério que ronda a trama somado aos ótimos desenhos de David Finch (que traz umas páginas duplas ótimas), temos um material bem interessante.
Com um final triste e sombrio, a obra ainda consegue ter em suas últimas páginas um momento consideravelmente emocionante e nostálgico, quando alguns dos ex-membros dos Vingadores rememoram as melhores aventuras da equipe, cada uma ilustrada por um desenhista diferente, trazendo uma grande sensação de nostalgia.
“A Queda” é um ótimo arco que deu origem a diversas inovações e cujas consequências permaneceram por muitos anos no Universo Marvel, precedendo Dinastia M e durando até O Cerco. Chega-se a hora de dar adeus (ou não) a grande equipe que um dia reuniu Thor, Hulk, Homem de Ferro, Vespa e Homem-Formiga para formar um grupo inesquecível.
Título: Vingadores – A Queda
Arte: David Finch
Editora: Marvel Comics
Ano: 2005