Para fechar o mês de Janeiro, nada melhor que uma análise. E o anime de hoje é um anime que surpreendeu muitos na última temporada: Chuunibyou Demo Koi ga Shitai.
A obra, originalmente uma light novel, ganhou uma adaptação em anime no ano passado com um total de 12 episódios produzidos pelo estúdio Kyoto Animation.
O nome da obra em tradução livre significa: “Ela tem delírios adolescentes, mas eu quero amá-la!”.
História
Yuuta Togashi é um estudante que acaba de entrar no colegial em um novo colégio, para acabar com sua antiga reputação “manchada”, devido a ele sofrer da chamada “síndrome da oitava série” (onde ele imaginava viver como um personagem fantasioso). Tudo seguia bem, até ele conhecer uma garota chamada Rikka Takanashi, que sofre da mesma síndrome que ele imaginando ter um olho amaldiçoado.
Tentando ao máximo esconder o seu segredo, Yuuta vai conhecendo outros pessoas que sofreram da mesma “doença” que ele, tornando sua vida no colégio uma verdadeira confusão.
Análise
Assim como qualquer outra obra da Kyoto Animation mais recente, temos alguns pontos já bastante comuns. Primeiro é a qualidade técnica. Não há como negar a ótima qualidade da animação dos animes da Kyoto, como é o caso de Tamako Market, Haruhi Suzumiya e o próprio Chuunibyou. Os momentos em que vemos junto com a Rikka esse “mundo imaginário” são de encher os olhos.
E é claro que nisso também entramos na trilha sonora que não fica para trás. Tanto o encerramento quanto a abertura do anime são bem animadas e agitadas, e bem viciantes.
[vsw id=”aFhkaNFkJdA” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]
Um outro ponto positivo do anime que pode ser citado é seu principal foco, a comédia. Mesmo sendo algo bastante subjetivo, é bem provável que ao decorrer dos episódios você dê alguns risos.
Indo mais longe, podemos também ver a mensagem de responsabilidade que o anime traz. Afinal, a protagonista já está terminando o Ensino Médio, mas mesmo assim continua vivendo em seu mundo de fantasia. Até quando aguentariamos fugir da realidade?
O que pode-se contar como principal problema da série é seu estilo. Como de costume, por ser um anime da Kyoto, temos o conhecido e temido por muitos moe, onde somos recheados de garotinhas fofinhas e que não tem nariz.
E justamente por ser um moe, é inevitável você se pegar fazendo comparações com animes do gênero, como K-On, já que o character design se repete do anime citado anteriomente.
O roteiro, apesar de não ser tão fantástico (afinal, estamos falando de um slice of life) consegue de uma ótima maneira misturar vários elementos sem cair muito para um lado. Drama, comédia e até mesmo realismo são encontrados no decorrer da série.
Pode se dizer que Chuunibyou Demo Koi ga Shitai consegue divertir de uma forma tão descompromissada que nem nos damos conta disto apropriadamente.
Enfim, recomendo que dê uma chance à Chuunibyou, dificilmente você vai se arrepender.
Nota: 8.0