Começando essa semana uma nova série de matérias (não tão longa) a respeito de vários segredos, “mistérios”, teorias e curiosidades a respeito da franquia Pokémon, seja do anime ou dos jogos.
Na primeira edição, comentarei a respeito de curiosidades envolvendo a cidade de Lavender, uma das mais misteriosas da série, e o “segredo” sobre sua música tema.
Uma informação básica a respeito de Lavender (que os fãs da franquia de jogos já conhecem) é ser visualmente muito diferente das outras cidades dos games. Ela é minúscula, não possui nenhum ginásio, poucos NPCs e uma torre chamada Pokemon Tower, onde os Pokémons falecidos descansam em paz.
Tudo começa devido a sua música tema. Nas primeiras cópias de Pokémon Red e Green no Japão, a cidade possuía uma música muito diferente do costume, com um tom mais sombrio e assustador. E isso, aparentemente levou a situações bem complicadas. Essa teoria veio de vários informações “vazadas” a respeito da relação dessa música misterioso com o surto de suicídios de crianças japonesas na época de lançamento de Red e Green.
Na época, Red e Green faziam muito sucesso, mas os casos só afetavam crianças que chegavam à cidade de Lavender. O motivo tinha sido taxado como a música assustadora do lugar, que provocava mudança de humor, dores de ouvido, enxaqueca, vício no jogo, dores, e tendência de suicídio.
Outra curiosidade é em relação a morte de um dos Pokémons do seu rival. Antes de chegar na cidade, você enfrentava seu rival e ele usava um Raticate. Na Pokémon Tower, encontramos e lutamos com ele novamente, só que desta vez ele está sem seu roedor. Para piorar, Gary fala que você nunca poderá saber qual a sensação de ter um dos seus Pokémon mortos. Tenso, não?
Uma das maiores explicações para essas mortes era o forte vício das crianças com o jogo, onde as mesmas largavam os estudos para se focar na jogatina. Com um pessímo resultado escolar, as crianças se sentiam mal, devido a grande pressão que os pais fazem, e achando que seriam um “nada” na vida, tiravam sua própria vida, com consiência do ato. A questão, é que a maioria dos saves das crianças estavam em Lavender.
No fim, a Nintendo nunca se pronunciou a respeito desse “mistério” pois o próprio Japão tem uma lei que permite as empresas não revelarem informações sigilosas que fossem prejudicá-las. Nas versões mais recentes do jogo, a Pokemon Tower foi substituída por uma estação de rádio.
–
E por aqui acaba a primeira edição. Deixem nos comentários sua opinião a respeito!